segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Lixo X Customização

O lixo doméstico é um dos graves problemas ambientais que as cidades enfrentam. Todos os dias, em todas as cidades do mundo, são descartadas toneladas de lixo. São milhões de sacos plásticos além dos mais diversos tipos de detritos - de sobras de alimento até mobília velha - que vão parar em lixões e na melhor das hipóteses em aterros sanitários. Muitas e muitas vezes esse lixo é jogado em locais inapropriados como ruas, calçadas, terrenos baldios...e acaba contaminando o solo. Quando chove, o lixo que foi jogado na rua entope os bueiros e ocasiona alagamentos, mas o pior é que toda essa sujeira vai parar nos nossos rios poluindo a água que usamos.
As coisas que descartamos e que chamamos de lixo, muitas vezes poderiam ter um destino que eu chamo de luxo. Esse lixo pode e deve ser transformado em dinheiro. A coleta seletiva, que existe em várias cidades, produz renda para muitas cooperativas de reciclagem. O nosso lixo doméstico também poderia se transformar em dinheiro se fizéssemos compostagem. A compostagem transforma o lixo doméstico em adubo orgânico e poderia ser usada em uma horta de onde tiraríamos alimentos frescos sem resíduos químicos e sem gastar dinheiro.
As coisas que não aproveitamos e que denominamos lixo podem e devem ser transformadas, seja através da reciclagem ou da customização. Com um pouquinho de criatividade é possível customizar objetos, móveis ou roupas.
Um dia desses caminhando pela cidade encontrei jogada em uma calçada uma mesinha velha de madeira, como não tinha cupins resolvi levar para casa e customizá-la, afinal de contas aquela madeira havia sido uma árvore e não merecia ser considerada lixo.
Outra ideia bacana encontrei nesse vídeo que mostra de forma bem simples como é possível customizar uma janela velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...