domingo, 13 de dezembro de 2009

Mensagem para o Natal

Mesmo que não seja possível filosofar em português, só em alemão; lanço um desfio a todos que por aqui passarem: vamos refletir sobre o verdadeiro significado do Natal?
Já disse o antropólogo Emílio Moran que "o maior problema ambiental do mundo é o consumismo", e me parece que o Natal se transformou apenas nisso.
Compras, compras, compras...essa é a data de ouro do comércio. Mas será que tudo o que compramos no Natal vamos realmente precisar?
Parece que fica todo mundo louco nessa época, não dá para entrar em uma loja que é só cotovelada daqui e dali, todos estão com pressa, o atendimento tem que ser rápido, quero tudo pra ontem. Será que o mundo tá acabando?
Será que aqueles supérfluos que encontramos nas lojas de R$1,99 (por exemplo) e que compramos para dar de presente para aquele amigo secreto que mal conhecemos ou para agradar aquele sobrinho que já tem tudo, não é mais uma forma de estarmos contribuindo para a devastação do nosso planeta?
Ah, mas é um presente tão baratinho que nem vai pesar no bolso... Esses presentes vem lá da China, país que mais cresce economicamente e também que mais polui. Por que será?
É hora de parar e pensar.
Se a gente quer dar um presentinho ou uma lembrancinha pra alguém por que então não pensar em sustentabilidade?
Achei muito bacana a ideia de fazer um pacotinho de presente com rolinho de papel higiênico, é só dobrar as pontas e se transforma numa caixinha e ainda dá pra amarrar uma fita de cetim que fica um luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...