terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Amazônia para sempre e para quem? Terra de ninguém?


Hoje recebi novamente uma spam que está 'navegando' por nossas caixas de email já faz algum tempo e juntando uma informação daqui outra dali resolvi escrever essa postagem. Conta-se nesta spam (não sei a procedência, nem sei se é fato real, mas também não importa) que um jovem norte americano perguntou ao Senador Cristovam Buarque sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia e ele, em resumo, respondeu educadamente que como humanista ele defendia a internacionalização do mundo, mas enquanto o mundo o tratasse como brasileiro ele lutaria para que a Amazônia fosse apenas dos brasileiros. Se não me falha a memória, outra spam recebida a mais tempo mostrava um mapa escolar dos EUA o qual já estava incluída a região amazônica como terra deles.
Assisti no último domingo um programa na TV pública sobre indígenas no Brasil e um cacique disse que os 7 países mais ricos do mundo querem internacionalizar a Amazônia mas que os índios do Brasil querem defendê-la, os índios brasileiros querem (e tem direito genuíno) a demarcação das suas terras.
Em 29 de dezembro do ano passado foi assinado o decreto 7056/2009.
...

5 comentários:

  1. Também não sei até que ponto as informações são verdadeiras, mas acho que a Amazônia é de grande interesse aconômico para qualquer país. Já circulou por aí um vídeo em que um americano dizia que os governos latino-americanos não sabem cuidar de tamanho potencial, logo, as áreas deveriam ser internacionalizadas. A julgar pela sede de petróleo pelos americanos e sua relativa escassez de recursos natuarais acho que tais teorias são perfeitamente plausíveis, embora ainda pendentes de maiores informações, ou tais informações é que estão carentes de divulgação.

    ResponderExcluir
  2. A região amazônica possui um imenso valor econômico seja pela sua biodiversidade, seja pela extensão de suas terras, seja pela extração de madeira e ouro, seja por ser a maior bacia hidrográfica do planeta. O que falta é um governo comprometido e um povo consciente e engajado que tenha vontade de cuidar da riqueza que possui, para que ela se mantenha conosco. Outros países já perceberam o descaso com que os brasileiros tratam essa questão. No final do ano passado foi assinado pelo presidente o decreto 7056/2009 que determina o fechamento de vários postos de atendimento da FUNAI. Mesmo que esse órgão nunca tenha sido um modelo de atendimento, é um órgão que trata de problemas específicos enfrentados por essa população. Esse decreto é mais uma jogada política para enfraquecer o povo indígena, desamparando-o. Abandonar os índios que vivem na amazônia é abandonar a própria amazônia.

    ResponderExcluir
  3. Ao final será uma história como Palestina e Israel, aonde os indios já estavam, mas a riqueza do solo que deve guardar o Amazonas, sempre vai fazer que os interesses de alguns poucos, prevaleçam sobre a etica e o correto, a preservaçao. Que pena, mas é assim que vejo.
    E esse abandono, devia ser os poprios brasileiros que deviamos sair a rua, para exigir ao governo federal que preserve o que é do Brasil.

    abraço,
    Felipe

    ResponderExcluir
  4. É uma pena que no Brasil só se veja patriotismo em época de Olimpíadas e Copa do Mundo.

    ResponderExcluir
  5. Essa história dos spams não passa de conversa fiada, pura invenção de algum internauta que como muitos outros não tem o que fazer e pra adquirir alguma relevância, mesmo que permanecendo incógnito, polui nossos e-mails com essas bobagens. Não existe nenhum mapa sendo usado nas escolas americanas em que o território da amazônia apareça como área internacional. O que acontece é que essa tal internacionalização é defendida por alguns intelectuais (a maioria de direita) nos estados unidos e tal discurso acaba sendo descontextualizado quando "cai" na rede. Já no caso dos nossos brasileiros nativos, tal argumento deve ser observado com cautela, pois não existem provas para tais afirmações e elas podem estar sendo feitas para atrair a atenção da mídia (sensacionalista) para as suas causas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...