terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Boi polui mais do que automóvel?

Outro dia me deparei com essa dúvida e desconfiança de um amigo sobre a poluição gerada pela indústria da carne. O que se sabe é que o Brasil é o maior exportador do mundo de carne bovina, são 200 milhões de hectares de áreas abertas para a pecuária.
Agronegócio é o grande vilão do desmatamento da Amazônia, a mata é derrubada, é queimada para milhões de cabeças de gado pastarem. A indústria do leite e da carne é responsável por grande parte das emissões globais de gases causadores do efeito estufa; além dos bovinos emitirem metano durante sua digestão (cada boizinho produz aproximadamente 58 Kg de metano por ano, cientistas dizem que o metano é 21 x mais poluente que o CO2) existe também toda uma cadeia produtiva que inclui aí o transporte dessa carne feito por veículos que utilizam combustíveis fósseis.
Não sou cientista para avaliar o quanto um boi ou um automóvel polui, mas acredito que toda e qualquer iniciativa que minimize os efeitos gerados pelo nosso consumo é válida.
Ano passado foi lançada no Brasil a Campanha Segunda Sem Carne pela SVB, acredito que todos que não são veganos e nem vegetarianos devem aderir a essa campanha. Assim como deixar de utilizar automóvel, andar mais de bicicleta, a pé, de skate, de coletivo, de carona...

2 comentários:

  1. rsrs que susto que tive quando li o titulo, nem queira saber o que pensei....mas ao tema, se Brasil que é grande já estao preocupado, imagina nossos vizinhos argentinos, grandes comedores de carne, e quantas vezes menores em dimensao?
    Do meu ponto de vista o mundo nao é perfeito, se cuidassemos mais talvez nunca chegariamos a pensar em o quanto um boi polui...mas um bom churrasco com uma boa picanha, aiai...

    Um abraço ecológico,
    Felipe Alves

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe,
    na verdade temos que ter consciência de que nossos hábitos de consumo causam algum impacto ambiental no planeta, seja comer carne ou usar o automóvel.
    Mais do que em qualquer outra época estamos num momento de repensar hábitos.
    A população mundial cresceu muito e esse crescimento gera uma demanda que nosso planeta não está suportando...
    Saudações ecológicas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...