terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Consumo consciente - mudança de comportamento

É quase Natal. E de novo a corrida desenfreada para as compras, mil promoções nos invadindo em casa e nos atropelando pelas ruas e shoppings. Como poderíamos ter um consumo mais consciente nesse Natal e no próximo ano? Pensando nisso lembrei de um e-mail que recebi justamente sobre esse assunto e quero compartilhar aqui com vocês. Acredito que a autora dessa matéria foi a jornalista Lydia Cintra (Abril), pelo menos é o que está no e-mail que recebi. Vamos lá, 16 maneiras de colocar em prática o consumo consciente:
1- Não desperdice comida.
2- Faça o descarte correto do óleo usado nas frituras, ele poderá ser reaproveitado como tintas, sabão, detergentes e biodiesel.
3-Antes de comprar um aparelho eletrônico novo, tente consertar o que está estragado.
4-Separe o lixo para reciclagem. Faça uma composteira em casa.(grifo meu)
5- Antes de ir ao supermercado faça uma listinha e compre apenas o necessário. Dê preferência para comprar produtos locais. Compre em feiras livres e dê preferência aos produtos orgânicos.
6-Quando for comprar eletrodomésticos, prefira modelos que tenham o Selo Procel.
7- Se os canhotos de compras com cartão se proliferam na sua carteira e de lá vão direto para o lixo, não há porque pegá-los toda vez que a maquininha aprovar o pagamento. É só dizer que não precisa da sua via. Assim, você poupa papel, tinta e reduz a quantidade de lixo produzido. Esse hábito serve também para saldo e extrado bancário, consulte em tela.
8-Recuse embalagens e sacolas desnecessárias, leve a sua própria sacola para as compras.
9- Consumo colaborativo.Alguns objetos podem ser emprestados ao invés de comprados. Já pensou nisso?
10- Não deixe a torneira pingando. Tome um banho mais rápido. Quando for escovar os dentes ou lavar a louça procure não desperdiçar água. Jamais lave a calçada ou o pátio com mangueira, reaproveite a água da máquina de lavar roupas.

11- Fique de olho na descarga: algumas descargas chegam a consumir 15 litros de água de uma só vez. O ideal é dar preferência a caixas de descarga no lugar das válvulas.
12-Evite usar talheres, copos e pratos descartáveis. Mesmo usando os de vidro, evite pegar um limpo cada vez que for beber alguma coisa.
13- Evite descongelar alimentos no microondas. Retire-o do freezer algum tempo antes de cozinhar, assim o “esforço” do aparelho será menor.
14- Evite colocar a geladeira perto do fogão ou em áreas expostas ao sol.
15 - Ligue a tomada na hora certa - Tirar equipamentos eletrônicos da tomada é uma atitude simples e que pode fazer grande diferença. Estima-se que cerca de 15% da conta de energia de uma casa vem do consumo de aparelhos em stand-by. Desligue a TV se não estiver vendo. Não esqueça de apagar as luzes quando não estiver no ambiente.
16- Amenize o uso do ar-condicionado; use o bom senso.

Desejo que em 2012 a gente possa aplicar todas essas formas de consumo consciente e muitas outras que não estão listadas aqui.

Feliz Natal!

Foto do site reciclaedecora.com, lá tem muitas outras ideias bacanas. 

Um comentário:

  1. Feliz Natal! E um excelente Ano Novo!

    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨★
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨**
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨*o*
    ¨¨¨¨¨¨¨¨*♥*o*
    ¨¨¨¨¨¨¨***o***
    ¨¨¨¨¨¨**o**♥*o*
    ¨¨¨¨¨**♥**o**o**
    ¨¨¨¨**o**♥***♥*o*
    ¨¨¨*****♥*o**o****
    ¨¨**♥**o*****o**♥**
    ¨******o*****♥**o***
    ****o***♥**o***o***♥ *
    ¨¨¨¨¨____|_|____
    ¨¨¨¨¨\_________/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...