sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Agrotóxicos


Nesse mês foi divulgado que a ANVISA restringiu o uso do endossulfam e do acefato, agrotóxicos usados no cultivo de vários alimentos, pois estudos apontaram que graves problemas de saúde estavam relacionados com essas substâncias.
A produção de alimentos em grande escala com base no lucro só atendeu, até agora, aos interesses políticos e de grandes produtores rurais. Sementes híbridas, agrotóxicos e adubos químicos são a tecnologia utilizada nessa forma de agricultura, a qual tem gerado muitos impactos ambientais e sociais. Com a falsa intenção de "acabar com a fome no mundo" o agronegócio ganhou a aceitação da população.
Mas ainda bem que essas coisas estão mudando, a luta por uma agricultura familiar e pela produção de alimentos orgânicos vai muito além da preocupação com a própria saúde e não é uma excentricidade como a maioria das pessoas acredita. Para que utilizar agrotóxicos, se existem vários fungicidas e venenos naturais que não poluem o meio ambiente e nem causam danos à saúde? Vale a pena refletir e questionar o consumo de alimentos produzidos dessa forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...