terça-feira, 23 de março de 2010

Contra a dengue I: Citronela

Ano passado encontrei na feira ecológica um spray repelente natural contra insetos que realmente espantou os mosquitos e, nesse ano percebi que ele serve também contra as formigas. Esse repelente pode ser borrifado no ambiente e também dá para usar no corpo. Ele tem na composição óleo de citronela, óleo de andiroba e de cravo. Em alguns supermercados e lojas especializadas é possível encontrar vários produtos com citronela como velas, sabonetes, essências e desinfetantes.

Quem dispõe de alguma área como pátio ou jardim que seja ventilado e ensolarado pode plantar citronela, o cheiro dessa planta espanta os mosquitos e insetos em geral. Cortando as folhas da citronela é possível preparar um chá ou uma infusão com álcool e utilizar como desinfetante para limpeza da casa, mas lembre que não pode ingerir! A citronela não é uma planta muito fácil de encontrar, mas já pesquisei e informo que dá para comprar pela internet e receber os bulbos em casa.

Para fazer o desinfetante: pique as folhas e guarde em vidro escuro com álcool durante 21 dias. Duas vezes ao dia, mexa o produto chacoalhando levemente. Para passar no chão dilua 3 colheres (sopa) em 1 litro de água.

Corte com uma tesoura todas as folhas que vão secando nas moitas, pique e coloque no álcool, não jogue fora. (Nunca jogue folhas de qualquer planta no lixo, folha não é lixo!)

Outra dica é usar o óleo essencial de citronela para passar no corpo a receita é a seguinte: misture uma parte de óleo essencial de citronela (de boa procedência) com duas partes de óleo de amêndoa, uva ou camomila. Para bebês, a mistura pode ser mais diluída, feita com uma parte de óleo essencial para três de óleo-base.

Utilize o óleo também como aromatizador. Para ambientes com até 16 m2, pingue três gotas do óleo essencial de citronela na água de um difusor (peça de cerâmica encontrada em farmácias homeopáticas e casas especializadas em aromaterapia). Se necessário, renove a água com essência a cada cinco horas.

Recomendação: ligue o aparelho duas ou três horas antes da utilização do ambiente, pois o aroma é cítrico e pode irritar as vias respiratórias ou causar sensação desagradável.

Foto: Ioshiko Nobukuni

7 comentários:

  1. Acho fantástica a busca de alternativas simples como esta para espantar mosquitos. Um bom exemplo é o de que a maioria das mortes casadas pela malária poderiam ser evitadas com o uso de um simples mosquiteiro.
    Estranhamente parece que a indústria prefere "empurrar" inseticidas que são extramaente prejudicais ao meio ambiente e à saúde utilizando propagandas que vendem uma duvidosa maneira de proteção à família.
    Estranhamente eu disse? Não, infelizmente não é nada estranho que as grandes corporações visem apenas o lucro.
    De qualquer maneira é uma sugestão muito feliz e perfeitamente palpável.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente estamos expostos a todos os tipos de venenos, remédios, aditivos, hormônios...que a indústria vende, sim! E nós compramos ingenuamente, afinal um produto embalado em uma maravilhosa embalagem colorida e cheirosa só pode trazer benefícios!?

    ResponderExcluir
  3. Onde encontro a citronela innatura voce tens muda ou conhece algum lugar onde comprar,moro em porto alegre bairro Glória
    amd75@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca!
    Adorei a tua dica sobre a citronela. Vou ver se consigo a muda para plantar aqui em casa. Adoro desinfetantes sem química, quero testar a tua receita.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Regina,
    Depois conta como ficou o teu desinfetante!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Ola, ja usei a vela de citronela e pude comprovar sua eficacia, gostaria de saber se eu posso usar o óleo essencial de citronela no difusor sendo que tenho um bebê de apenas três meses, alguém poderia me informar???

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana Paula, na verdade não sei se existe alguma restrição para bebês quanto ao uso do óleo de citronela no difusor. Já senti um pouco ardor nos olhos quando utilizo o spray de citronela nos ambientes, então prefiro colocar o spray e sair. Seria aconselhável deixar o bebê mais afastando enquanto o difusor estiver ligado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...